segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

INSPIRAÇÃO NÚMERO 2 COM KENYA MARA!

Vejam que coisa mais linda a transformação da nossa vice campeã....o corpo é bem diferente, porém a evolução gritante, dá pra se notar fácil a diminuição de gordura corporal num todo e a definição muscular aparecendo em tudo!





Ficamos muito orgulhosas com sua evolução lindona!!! .QUEM NAO FICOU PASSADO COM A FOTO DELA LATERAL????? DE PASSAR MAL ESSA TÁBUA LINDA QUE ELA COLOCOU NO LUGAR DO ANTIGO PANCEPS!! PASSAAAAAAAADA!!Fiquem com a história dela...


Amigos e leitores do blog da Niu,

Ao contrário do que vemos na maioria das fotos de "Antes x Depois", daquelas pessoas que conseguiram uma bela mudança corporal / estética, eu nunca fui uma pessoa gorda, obesa.
Na verdade, eu sempre fui uma criança magrinha até enfrentar uma doença muito grave aos 9 anos de idade. Uma doença rara que atacou meus rins e que quase me levou à morte.
Tomei uma série de medicamentos que me deixavam inchada (olha só o meu trauma de corticóides, nem posso ouvir falar) e que me impediram de fazer o que eu mais amava: andar de bicicleta.

Quando essa fase ruim passou eu só queria aproveitar a vida fazendo o que eu mais amava: praticar esportes. Eu experimentei de tudo um pouco na minha infância / adolescência: patins, skate, bike, natação, handboll e até vôlei. Meu sonho era jogar vôlei na seleção brasileira, mas eu não cresci... tenho apenas 1.57 de altura... impossível jogar vôlei assim. Foi meio frustrante pra mim, mas até hoje acompanho os jogos e campeonatos.

Eu nasci no interior de Minas e minha família é tipicamente mineira: adora se reunir para literalmente COMEmoraR. Minha mãe e a minha avó são cozinheiras de mão cheia e sempre preparam muitas delícias: bolos, tortas, pães, doces, biscoitos, quitutes dos mais diversos. Confesso que sinto muito prazer em comer. Mas antigamente eu conseguia manter meu peso devido
à intensa prática de atividades físicas. Em 1994, aos 16 anos, mudei para BH com o objetivo de terminar o 2º Grau, fazer cursinho, faculdade, trabalhar, enfim, muita coisa aconteceu e eu fui escrava do efeito sanfona durante anos, anos e anos. Meu peso sempre variava entre 48 e 60 kg e a comida pra mim servia como uma válvula de escape todas as vezes em que eu perdia o equilíbrio emocional, algo que acontecia com muita frequencia (acho que foi por isso que optei por estudar Psicologia). Tinha dias que eu estava muito bem e tinha dias que eu estava muito mal. Houve épocas em que eu tinha uma vontade enorme de me cuidar, já em outras épocas eu relaxava totalmente. Houve época em que eu conseguia ir na academia, já em outras épocas deixava a preguiça falar mais forte.
 
Há exatamente 4 anos voltei a frenquentar uma academia perto de casa, 2 horas de atividade por dia, dieta restritiva durante a semana. Mas sábado e domingo vinha o efeito rebote e eu tinha vontade de comer o mundo. Me enchia de tranqueiras e gordices. E o pior: eu achava que estava certa, afinal de contas, estava usando a "lei da compensação". Hoje vejo quanta ignorância e estupidez!!! Eu me matava durante a semana para depois jogar tudo no lixo. Fazia um esforço que não me levava a lugar algum, pois eu simplesmente só conseguia manter o meu peso e não tinha resultado algum. E na verdade manter o peso pra mim já estava de bom tamanho.
 
Até que em 2010 conheci a Márcia Daniela (a Marcinha), amiga querida que treina na mesma academia que eu. Ela já participava da Rede Smam e enviou o convite para que eu também pudesse entrar. Fiquei extremamente fascinada com tantas novidades sobre o mundo fitness, dieta, treino, nutrição, resultados... comecei a ter contato com várias atletas também. Passei noites e noites devorando textos, artigos, participava dos chats, tirava dúvidas - aos poucos comecei a entender um pouco mais sobre este estilo de vida que eu nunca tinha ouvido falar. Comecei a ter contato com as lindas Lidiane Pacheco e Elektra Hercules - as duas me inspiraram bastante. E daí fui entrando em outros grupos fitness no Facebook também (SA, Fit & Fab, Medida Certa), tentando absorver o máximo possível de informações. Quanto mais eu lia, mais tinha vontade de aprender.
 
Comecei a perceber também que existe uma grande diferença entre saber o que fazer e colocar isso em prática. Afinal de contas, durante 32 anos eu tive um determinado estilo de vida. Como mudar??? Por onde começar??? Era tanta informação que às vezes eu ficava até meio perdida. Eu conseguia durante a semana seguir uma dieta impecável, mas parece meu cérebro já estava programado para "enfiar o pé na jaca" aos finais de semana. E desfazer esta programação não foi nada fácil.
 
Em junho do ano passado fiz uma das piores besteiras que poderia fazer: passei a me dedicar apenas aos exercícios aeróbios. Queria secar a qualquer custo, usei e abusei dos termogênicos e realmente sequei: cheguei aos 50 kilos. Mas estava flácida, meu cabelo caiu demais e estava sempre resfriada, com crises de alergia. E então aproveitei que estava sequinha para colocar minhas tão sonhadas próteses nos seios, por que eles sumiram também, e na verdade já era um sonho antigo, pois sempre tive pouco mesmo. Nesta época já tinha ouvido falar sobre o Blog da Dani Tamega, da Dany Castro, da Liv Gitahy, da Niu... aproveitei meu repouso para estudar mais ainda. Mas pensava que colocar tudo aquilo em prática não era pra mim. Achava que não teria força suficiente, me perdi nos cálculos da dieta cíclica. Ficava deslumbrada com as meninas saradas, mas pensava que pra mim era impossível conquistar um corpo melhor. Cheguei a participar de alguns desafios fitness, mas nunca conseguia ir até o final.
 
Até que fiz minha reavaliação física no final de setembro e quase caí de costas: 57 kg e 25% de BF. Meu melhor resultado tinha sido no ano passado: 51 kg com 18% de BF. Novos desafios foram aparecendo e eu me inscrevi em vários. Tomei uma nova atitude para com a minha vida. Ou eu mudava agora ou eu mudava, de um jeito ou de outro tinha que mudar, eu sentia essa necessidade. Conviver mesmo que virtualmente com tanta gente sarada fez com que eu mudasse minhas metas em relação aos meus resultados na academia. Meu padrão de beleza também mudou totalmente.
E nesse momento de decisão, contei com a ajuda do Paolo Altoé. Apertei meu orçamento para fazer com ele uma consultoria on line. Paolo calculou pra mim toda a minha dieta, montou meus treinos, me passou suplementação e no dia 01/10 decidi que eu nunca mais seria escrava desse efeito sanfona.
 
01/10/12 - 57 kg e 25% de BF. Passei um mês certinho seguindo todas as orientações, sem nenhuma refeição OFF. O resultado apareceu 1 mês depois - no dia 01/11/12 eu já estava com 52.5 kg e 21% de BF. Continuei seguindo as orientações, com uma refeição OFF por semana. Outro resultado positivo - em 01/12/12 eu estava com 52 kg e 19% de BF. No total foram exterminados 6 kilos de gordura, com ganho de 1 kg de massa magra. Ganhei pouco??? Sim, mas minha dieta foi de cutting. O objetivo maior era preservar a massa magra atual, mas mesmo assim ainda consegui ganhar 1 kg de massa magra. Que mulher não quer isso??? Eu sempre escutei as pessoas dizerem: "mas eu faço tudo tão certinho... e não tenho resultados" - ficava até com pena, mas hoje sei que se não alcança resultados, algo está errado. Se faz tudo certinho, com certeza terá resultados!!! Simples assim.
 
Eu não conseguia manter a dieta fim de semana e agora consigo. Eu não tinha auto controle sobre as minhas vontades por comida e agora tenho. Hoje sei separar a fome da vontade de comer. Sei que vontade vem, mas vontade passa também. Hoje, o prazer que a comida me proporciona não chega nem aos pés do prazer que sinto quando me olho no espelho, quando vejo minha barriga chapando, quando vejo meus braços ganhando contorno e definição. Tudo isso foi um processo doloroso, de fato uma reeducação, não conquistei isso da noite para o dia. Mas hoje posso dizer que FIZ AS PAZES COM O ESPELHO e que nunca mais serei escrava do efeito sanfona, pois tenho consicência sobre tudo aquilo que coloco para dentro do meu corpo. Como muitos alimentos que ainda não gosto, que não me dão o mínimo prazer, mas sei que preciso me nutrir de forma correta.
 
E só para finalizar, quero reafirmar o que lemos sempre aqui na internet: "Não existe milagre". O que existe é foco, disciplina, determinação, força de vontade, fé em você mesmo e ajuda de pessoas maravilhosas, dispostas a ajudar no seu processo de mudança. Acredite em você, pois com certeza alcançará resultados grandiosos!!!


19 comentários:

  1. *own*... é muita emoção, Niu... que lindo ficou o post!!! E só de ter conseguido chegar ao final do desafio pra mim foi uma vitória imensa, pois eu sempre deixava os problemas pessoais me afetarem. Eu nadava e morria na praia, desistia de mim mesma no meio do caminho. Mas desta vez foi diferente, acreditei em mim mesma e agora estou aqui, me desafiando todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. Aww mana vc merece muito!! Feliz em ver tua evolução..tu eh muito especial <3

    ResponderExcluir
  3. Mana bunda loka... obrigada pelo carinho, sabe q eu ti lovo muito!!! :)

    ResponderExcluir
  4. Isso aiii Kenya!! Ta lindona!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Que isso kenyaaaa!!!! Perfeitaa.. To bege.. Voce e Paolo mandaram super bem heiin... Adorei a bundaa.. Ficou show!!!

    Bjss

    Karoliny Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nossa parceria foi ótima mesmo... agora é continuar o trabalho pra melhorar um pouco mais.

      Excluir
  6. Kenya, acabei de ler td agora.. nossa, que orgulho de vc, amiga!
    Parabéns as meninas lindas do desafio, ao trabalho do Paolo e principalmente a vc!! Linda, linda =)

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gi... vc não sabe, mas foi umas das minhas inspirações. Com você eu aprendi que não existem desculpas, qualquer obstáculo pode ser vencido quando se tem disposição e força de vontade.

      Excluir
  7. Kenyalinda! Que orgulho de vc! Sou sua fã! Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Ahhh que linda!
    Um amor de pessoa, e fiquei feliz com a evolução dela e emocionada em fazer parte dessa caminhada, estamos juntas sempre Kenya!!! Bjs e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lidi, pela ajuda, pela força... sempre disposta a tirar minhas dúvidas!!! Saiba que te admiro muito mesmo.

      Excluir
    2. Vc me enche de orgulho mineirinha linda!
      E ah, que peitos lindos, esqueci de falar acima! Sarada e peitudona...

      Excluir
  9. Respostas
    1. Camila, o Paolo é o cara que me acompanha com dieta, treino e suplementação. Faço consultoria on line com ele.

      Excluir
  10. QUE LEGAL SUA HISTORIA!!!
    É muito verdade querida. SAber o que fazer e fazer de fato são duas coisas muito diferentes!!
    Parabéns!!
    Agora que pegou o jeito e o gosto, tenho certeza de que serão só progressos!!!

    PARABÉNS!!!!!!!

    Beijim

    ResponderExcluir
  11. como faço para falar com esse Paolo? tenho interesse

    ResponderExcluir
  12. Olá poderia enviar o contato do paolo?

    ResponderExcluir